Novo Golpe! Pix realizado com sucesso usa 0800 e confirmação para atrair milhares de brasileiros

Cibercriminosos se passam por atendentes bancários para dar o golpe. Confira como funciona.

Os criminosos da internet estão de olho no sucesso do PIX e nas novas funcionalidades que o Banco Central está desenvolvendo para estender os serviços nesta modalidade. A criatividade dos golpistas é de assustar. Todos os dias, eles inventam maneiras para tentar roubar a conta bancária de milhões de brasileiros.

Agora, os fraudadores enviam mensagens SMS para as suas possíveis vítimas na tentativa de conseguirem os seus dados e, assim, iniciar uma série de crimes financeiros.

Segundo pesquisadores da empresa de segurança digital Kaspersky, a nova modalidade de golpe utiliza o prefixo 0800 e o nome de alguma empresa real ou fictícia para enganar as pessoas que receberam a mensagem de texto. O conteúdo da mensagem solicita que o usuário daquele celular confirme o PIX que é transferido para uma determinada pessoa ou instituição.

Entretanto, o correntista nunca enviou o tal PIX, mas ao receber o recado liga para saber do que se trata. Isso porque fica com dúvida se houve alguma transação errada ou se alguém utilizou a sua conta bancária de maneira indevida para fazer a tal transferência.

Não confie em nenhuma mensagem que chega no seu celular ou e-mail./Imagem: Agência Brasil.

A intenção é roubar o seu dinheiro

Quando uma pessoa recebe a mensagem por meio de Short- Code, que é um número de telefone com 5 a 6 dígitos, muito usado por bancos e financeiras, ela imediatamente liga para o 0800 contido no SMS. É aí que mora o perigo.

Quando ela liga achando ser de algum banco, quem atende a ligação é um criminoso. Ele finge ser atendente de uma instituição bancária e pede para que a pessoa do outro lado confirme o envio do PIX.

Neste momento de preocupação da vítima, o cibercriminoso começa a pedir os dados pessoais e bancários. Até o token é solicitado. Ao pegar todas essas informações, o falso atendente avisa que o cartão da conta da vítima foi cancelado e aproveita para pedir o número. Alguns até pedem o endereço da vítima para buscar o cartão supostamente cancelado.

Com tudo em mãos, o criminoso retira todo o saldo da conta da vítima ou realiza diversas contas. O prejuízo é enorme. Quando a vítima percebe, pode ser tarde demais. Alguns ainda têm tempo de bloquear a conta para impedir novas ações, mas outros veem o seu dinheiro ir direto para a conta dos criminosos.

Como proteger os meus dados financeiros

Primeiro, não confie em mensagens SMS, Whatsapp, e-mail solicitando informações ou que peçam para você ligar para alguma central. Se você desconfiar de que há algo estranho na sua movimentação bancária, ligue para o número oficial do seu banco ou acesse o app da instituição. Outra maneira de resolver é ir diretamente ao seu gerente.

Jamais passe os seus dados bancários por telefone ou por meios digitais. O seu banco nunca pedirá o seu Token nem a sua senha. Eles são métodos de segurança e intransferíveis. Por isso, a instituição financeira nunca vai lhe pedir.

A Kaspersky explica que não é possível bloquear esse tipo de tentativa de golpe, já que os números no estilo “0800” e short-code são ferramentas legítimas de comunicação. “Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usados exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isso mostra o quanto as fraudes estão refinadas”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, em comunicado.

Então vale ficar em alerta: para proteger seus dados financeiros, é importante sempre entrar em contato com o serviço de cartão de crédito ou bancário por meio do número de telefone oficial e/ou pelo aplicativo direto. Esse contato pode ser encontrado nas plataformas autênticas, como o site verificado do banco, ou nas faturas do cartão. E, principalmente, a dica é sempre duvidar de mensagens recebidas por números desconhecidos, seja via SMS ou quaisquer outras plataformas de recados. “O conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”, completa Assolini.

Outra coisa que a sua agência bancária jamais fará: pedir para um motoboy pegar o seu cartão na sua residência. Nem pedirá para você digitar a senha no celular.

Fique atento!

Com informações do portal uol.com.br

https://pronatec.pro.br/wp-content/uploads/2022/01/Novo-Golpe-Pix-realizado-com-sucesso-usa-0800-e-confirmacao-para-atrair-milhares-de-brasileiros-300x150.jpg

Não confie em nenhuma mensagem que chega no seu celular ou e-mail./Imagem: Agência Brasil.